NÃO PARE!
By : Sergio Carrasco -
Tão importante quanto o Autoconhecimento e o Planejamento são as atitudes que você vai tomar para concretizar o que deseja em sua vida, ou seja, a Ação que vai materializar tudo o que você colocou em seu “mapa” e que está de acordo com o seu ‘porquê’.
Existe uma fórmula simples que diz o seguinte:
I + A = R
“Traduzindo”: Intenção + Ação = Resultado. Portanto, para conquistar aquilo que deseja não basta apenas querer, você tem que tomar ações direcionadas e constantes no sentido do que intenciona.
Vou destacar: direcionadas e constantes! Direcionadas porque não adianta ter um dia cheio de tarefas vazias, chegar no final desse dia exausta(o) e quando você vai analisar seu mapa de ação vê que está no mesmo lugar! Você tem que ter sempre em mente o seu destino e direcionar o trabalho para as metas que vão te levar ao objetivo final.
Por que Constantes? A natureza ensina: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. De nada adiantam ações esporádicas e acreditar que os resultados irão cair no seu colo de graça. Há que se ter persistência, aprendizado, correções, ajustes no desenho original do “mapa”, e isso tudo vem do que a ação te ensina, vem daquilo que você vive no “território” real.
O conceito “Preparar, apontar, atirar” está de cara nova. Para evitar a procrastinação – que é o medo de começar algo – você deve “Preparar, ATIRAR, apontar”, ou seja, após a preparação, comece o quanto antes a agir e à medida que a prática vai te mostrando os resultados vá fazendo os ajustes (apontar) necessários até acertar o alvo.
Não espere estar TUDO pronto, não fique “preparando e apontando” por muito tempo. Você só vai saber se o ‘tiro’ (suas ações) vai atingir seu alvo (sua meta) depois de dar o tiro! Com o resultado que alcançou, você poderá melhorar cada vez mais suas ações e, consequentemente, chegar cada vez mais perto das suas metas e objetivos.
Um ponto importante a ser lembrado é que nem todo o trabalho que você vai realizar é braçal. Independente da sua atividade (mesmo que seja majoritariamente braçal), adquirir conhecimento para realiza-lo é fundamental. Aprender e aprimorar como cada tarefa deve ser feita te economiza tempo e energia tentando descobrir como algo deve ser realizado.
Mas não se esqueça: muito mais importante do que aquilo que você sabe é o que você faz com o que sabe. Defina seu objetivo, suas metas e tarefas que tem que concretizar, amplie seu círculo de relacionamentos, identifique o que te motiva, cuide muito bem de sua mente e de seu corpo, aprenda a não dar tanta importância ao que os outros pensam e falam e, fundamental, não tenha medo de “errar”.
O “erro” é a forma que a ação te mostra como algo deve ser feito. É o aprendizado que tiramos diretamente da prática. Daí o valor da constância, que falamos acima. Através das ações você aprende. Com a constância, você se permite colocar o aprendizado à prova; você se permite ver se realmente adquiriu (ou não) o conhecimento com o fato.
Thomas Edison, durante seu processo de invenção da lâmpada registrou todos os “erros” que cometeu e disse o seguinte: “Eu não falhei. Só descobri mais de 10.000 maneiras que não funcionam” e, através da constância de suas ações, criou um dos maiores inventos de todos os tempos.
O ponto é que a Ação, com toda a certeza, tem seu poder. O poder te tornar aquilo que você sonhou e colocou no papel em algo real. Por definição, a palavra ‘atitude’ é o comportamento ditado por disposição interior, ou seja, sem ação, todo o conhecimento que você possui e o planejamento que realizou perdem a razão de ser.
Sonhe com o que deseja para a sua vida e para a vida das pessoas que você ama, mas, acima de tudo, permita-se realizar. Não desista.
Mãos à obra!