Muitas vezes temos diversos projetos na cabeça, sejam eles de ordem pessoal ou profissional, e ficamos doidos para que todos eles aconteçam. Queremos que nossos 4 ou 5 projetos pessoais vinguem, nossos 2 ou 3 projetos profissionais saiam do papel, mas nada decola. Por que será?
O nome disso é falta de foco. Falta de uma ação direcionada e constante no sentido daquilo que você quer.
Falo por experiência própria.
Assim como você, tenho diversas coisas que quero ver realizadas, mas durante muito tempo, queria que todas acontecessem ao mesmo tempo e acabava desistindo de tudo, antes mesmo de a coisa “começar a esquentar”, pois perdia a motivação.
A partir do momento que dei foco ao que era mais importante para mim e investi minha energia, as coisas começaram a acontecer (minha carreira como Coach é uma delas). Gosto de fazer uma comparação com um raio laser. Dá uma olhada na definição de laser (os destaques fui eu que fiz):
Laser é o acrônimo de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação). A ideia por trás de um laser é utilizar a emissão estimulada para desencadear uma ação em cascata entre as partículas de luz, ou seja, conseguir que todas essas partículas tenham o mesmo comportamento e se propaguem em uma mesma direção.
Quando isto acontece, surge o feixe do laser, que é chamado de feixe coerente, pois as partículas que o compõe possuem exatamente o mesmo comportamento, garantindo que o feixe seja estreito, concentrado, monocromático e bastante intenso.
Viu? Para que o laser exista, todas as suas partículas precisam se comportar da mesma forma, em uma mesma direção. Até mesmo o feixe de luz – por conta do comportamento das suas partículas – é chamado de ‘feixe COERENTE’!, ou seja, ele é estreito (focado), monocromático (na mesma frequência), concentrado e intenso. #ficaadica
Portanto, se você quer alcançar diversos objetivos, isso é excelente, mas alcance um de cada vez. Concentre-se naquele que é mais importante para você neste momento e direcione toda a sua energia para ele. Quem sabe, a conquista dessa meta possa alavancar a conquista da próxima.
Você já teve a impressão de quando começa a pensar muito em uma coisa, parece que tudo está relacionado com ela? E não é por acaso, a física quântica entende que seu pensamento cria a sua realidade.
Você tem que acreditar no seu propósito e naquilo que tem que fazer para que ele se concretize. Passe a acreditar no que quer e que você pode fazer isso acontecer e, aí sim, vai começar a criar/alterar a sua realidade. Se sua vida está carente de alegria e felicidade, por exemplo, é porque falta colocar foco nisso. Se você quer ser bem sucedido em determinada área da sua vida, coloque seu foco e sua energia nela … e veja os resultados.
Procure se concentrar naquilo que quer ter sucesso. Faça uma avaliação do que você acredita que é necessário para alcançá-la. Pense nas pessoas que são referências para você e nas qualidades e competências que você acredita que possuem. Faça pequenas mudanças na sua rotina, comece a desenvolver novos hábitos. Nada agressivo. Pequenas novas atividades diárias. À medida que um novo hábito seja “incorporado”, dê mais um passo, alimente um novo hábito na direção do que quer e assim por diante.
No começo, você vai se sentir desconfortável. Ótimo! Com o passar do tempo, você vai se sentir confortável estando desconfortável. O nome disso é progresso. Existe uma frase que circula na internet que diz que “a vida é como uma bicicleta, para se ter equilibro é preciso estar em movimento.” Pense nisso.
E para você que é resistente ou tem medo de mudanças, segue um pequeno, mas muito poderoso texto que, infelizmente, desconheço a autoria (se você souber, me fala, por favor!):
“Dizem que antes de um rio entrar no mar, ele treme de medo.
Olha para trás, para toda a jornada que percorreu, para os cumes, as montanhas, para o longo caminho sinuoso que trilhou através de florestas e povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto, que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira.
O rio não pode voltar.
Ninguém pode voltar.
Voltar é impossível na existência.
O rio precisa de se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele entrar no oceano é que o medo desaparece, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano …
…mas de tornar-se oceano.”
O que achou desse texto? Deixe sua opinião abaixo. Obrigado!